dcsimg
Image of copoasu
Creatures » » Plants » » Dicotyledons » » Mallows »

Copoasu

Theobroma grandiflorum (Willd. ex Sprengel) Schumann

Cupuaçu ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Cupuaçu também conhecido como "cupuacivis" na Bahia, é o fruto de uma árvore originária da Amazônia (Theobroma grandiflorum, família Malvaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta típica da região norte brasileira, muito encontrada nos estados do Amapá, Pará e Amazonas. É muito usado na culinária doce, azeda e agridoce pelos nativos da Amazônia[1].

Características

A árvore alcança uma média de 10 a 25 m de altura em ambiente natural, em áreas cultivadas a altura varia de 6 a 10[2]. Há referências de exemplares com até 20 m. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento e apresentam uma aparência ferruginosa na face inferior. As flores são as maiores tamanho dentro do gênero, têm cor vermelho escura, estão presentes em pedicelos que saem em diferentes níveis do eixo principal (Racemo). Os frutos apresentam forma esférica ou ovóide e medem até 25 cm de comprimento, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática. Os frutos surgem de janeiro a maio e são os maiores da família.

O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida.

Vitaminas: C (ácido ascórbico), utilizada para evitar gripes, infecções e até o câncer, melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres; vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5): B1 (tiamina), antiestressante e tonificante dos músculos; B2, (riboflavina), alivia olhos cansados e ajuda na formação das hemácias; B5 (ácido pantotênico), ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos. Possui também taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas do organismo. As fibras evitam que o organismo acumule toxinas, evitam o ressecamento fecal e combatem a prisão de ventre. O cupuaçu demora de 7 a 8 anos para começar a dar frutos.

Solo

Solos de terra firme e profundos, com boa retenção de água, fertilidade e com boa constituição física, pH entre 6,0 e 6,5 são tidos como ideais para o desenvolvido do cupuaçu.

Mudas: pode-se multiplicá-la através de enxertia e por sementes.

Polêmica sobre propriedade intelectual

Nos últimos anos, o cupuaçu esteve no centro de um debate internacional sobre biopirataria. A empresa japonesa Asahi Foods teve seu registro de uso exclusivo do nome cupuaçu cancelado na União Europeia, Japão e Estados Unidos. Esse resultado só foi alcançado após esforços conjuntos de ONG's do Brasil e o Governo brasileiro, passando por ações junto à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, contra a empresa japonesa.

Usos

 src=
Fruta cupuaçu aberta.

De sabor forte[3], o cupuaçu é comumente usado em sorvetes, sucos e vitaminas, que são muito consumidos e admirados em todo o país. Doces à base de cupuaçu são também muito admirados, tais como o creme, compotas, geleias e refrescos. Dentre outros usos importantes, acham-se o "vinho" (refresco sem álcool) e licores.

O cupuaçu é utilizado, também tradicionalmente, como ingrediente na confecção de bombons, que obtiveram reconhecimento em todo o país.

Outro uso relevante do cupuaçu é na fabricação do cupulate, que é um produto cujo sabor se assemelha ao chocolate.

Na Bolívia, é fabricada uma bebida feita do cupuaçu que é vendida para vários países da Europa.

Há diversos estudos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior, que utilizam as sementes do cupuaçu e sua polpa para tratar doenças no trato gastrointestinal. Essas pesquisas apontam também o uso do cupuaçu como antioxidante e como base para desenvolvimento de produtos de beleza.[carece de fontes?]

Manteiga de cupuaçu

A manteiga de cupuaçu é um triglicerídio que apresenta uma composição equilibrada de ácidos graxos saturados e insaturados, o que confere ao produto um baixo ponto de fusão (aproximadamente 30 °C) e aspecto de um sólido macio que se funde rapidamente ao entrar em contato com a pele. A manteiga de cupuaçu é bastante empregada na produção de cosméticos.[4] A manteiga de cupuaçu é um emoliente que proporciona um toque agradável, maciez e suavidade à pele, possibilitando a recuperação da umidade e elasticidade natural da pele principalmente em peles secas e maltratadas. Ela contém ainda fitoesteróis (especialmente beta-sitosterol) que atuam a nível celular regulando o equilíbrio e a atividade dos lipídeos da camada superficial da pele. Os fitoesteróis tem sido utilizados topicamente no tratamento de dermatites e afecções por estimular o processo de cicatrização.[5]

 src=
Manteiga de cupuaçu

Além do emprego alimentício e cosmético, novos estudos tem indicado novas funcionalidades da composição química da manteiga de cupuaçu. Na indústria oleoquímicas a manteiga de cupuaçu está sendo usada para a produção de lubrificantes sintéticos..[6] Além disso, descobriu-se seu emprego no desenvolvimento de um silicone usado para amaciantes de roupa biodegradável.[4][5][6]

Especificação da manteiga virgem de Cupuaçu

Especificação:[7]

Composição dos ácidos graxos

Composição dos ácidos graxos:[7]

Referências

  • Vasconcelos, M. N. L.; Silva, M. L. da, Maia, J. G. S., and Gottlieb, O. R. (1975). "Estudo químico de sementes do cupuaçu" (in Portuguese) (PDF). Acta Amazonica 5: 293–295. Retrieved on 2006-08-24.
  • Lourido, G., Silva, N.M., Motta, C.S. 2007;"Biological parameters and damage by Macrosoma tipulata Hübner (Lepidoptera: Hedylidae), in Cupuaçu tree [Theobroma grandiflorum (Wild ex Spreng Schum)] in Amazonas, Brazil". Neotropical Entomology, 36(1):102-106.
  • FRANCO, LELINGTON LOBO - As incríveis 50 frutas com poderes medicinais - ISBN 85-900360-3-0
 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT

Cupuaçu: Brief Summary ( Portuguese )

provided by wikipedia PT

Cupuaçu também conhecido como "cupuacivis" na Bahia, é o fruto de uma árvore originária da Amazônia (Theobroma grandiflorum, família Malvaceae), parente próxima do cacaueiro. A árvore é conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu, é uma fruta típica da região norte brasileira, muito encontrada nos estados do Amapá, Pará e Amazonas. É muito usado na culinária doce, azeda e agridoce pelos nativos da Amazônia.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT