dcsimg
Ceratandra ( Portuguese )
provided by wikipedia PT
Espécie-tipo Ophrys atrata
L. 1767 Distribuição geográfica Ceratandra distribution map.png
Espécies 6 espécies, ver quadro abaixo Sinónimos Ceratandropsis Rolfe (1913)
Evota (Lindl.) Rolfe (1913)

Ceratandra é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas, ou Orchidaceae. Foi proposto em 1837 por Bauer, que escolheu este nome do grego, keras, corno, e andros, homem, em referência ao formato de elmo canelado apresentado pelas flores da espécie-tipo. Trata-se de um dos dos cinco gêneros classificados na subtribo Coryciinae e é composto por seis espécies terrestres endêmicas que existem em pântanos ou colinas em encostas das montanhas, na área do Cabo Ocidental, na África do Sul, cuja floração é estimulada por incêndios ocasionais.[1]

São plantas de raízes espessas, ocasionalmente comportando pequenos tubérculos, das quais nascem até quatro caules delicados ou robustos que medem menos de meio metro de altura, com folhas lineares espaçadas comportando também uma roseta de folhas alongadas próximas de sua extremidade. A inflorescência é terminal com pequenas flores amarelas, alaranjadas, brancas ou rosadas. A sépala dorsal fica disposta jundo às pétalas, formando um conjunto, as laterais abrem-se bem. O labelo tem formato de âncora e a coluna contém duas polínias. Florescem na primavera ou começo do verão. As flores secretam óleo, recolhido por abelhas rediviva, da família Melittidae, que nesta atividade polinizam as flores ao levarem as polínias em suas pernas.[2]

O gênero Evota havia sido criado para as espécies de Ceratandra cujas flores ressupinam, mas análises moleculares recentes aparentemente não justificam sua separação.[2]

Espécies de Ceratandra

Ver também

Referências

  1. R. Govaerts, D. Holland Baptista, M.A. Campacci, P.Cribb (K.) (2009). World Checklist of Orchidaceae. The Board of Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew. Published on the Internet (em inglês)
  2. a b Kurzweil, H. & Linder, P.: (2001) Phylogenetics of Orchidoideae. In A. M. Pridgeon, P. J. Cribb, M. W. Chase, and F. N. Rasmussen eds., Genera Orchidacearum, vol. 2, Orchidoideae part 1. Oxford University Press, Oxford, UK ISBN 0198507100.

Ligações externas

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ceratandra
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ceratandra
Ícone de esboço Este artigo sobre orquídeas (família Orchidaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Gênero Ceratandra Espécies C. atrataC. bicolorC. globosaC. grandifloraC. harveyanaC. venosaVanilla
 title=
license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT
ID
0388b39545d9cc67f38af5f7e69b4b53
Ceratandra: Brief Summary ( Portuguese )
provided by wikipedia PT

Ceratandra é um gênero botânico pertencente à família das orquídeas, ou Orchidaceae. Foi proposto em 1837 por Bauer, que escolheu este nome do grego, keras, corno, e andros, homem, em referência ao formato de elmo canelado apresentado pelas flores da espécie-tipo. Trata-se de um dos dos cinco gêneros classificados na subtribo Coryciinae e é composto por seis espécies terrestres endêmicas que existem em pântanos ou colinas em encostas das montanhas, na área do Cabo Ocidental, na África do Sul, cuja floração é estimulada por incêndios ocasionais.

São plantas de raízes espessas, ocasionalmente comportando pequenos tubérculos, das quais nascem até quatro caules delicados ou robustos que medem menos de meio metro de altura, com folhas lineares espaçadas comportando também uma roseta de folhas alongadas próximas de sua extremidade. A inflorescência é terminal com pequenas flores amarelas, alaranjadas, brancas ou rosadas. A sépala dorsal fica disposta jundo às pétalas, formando um conjunto, as laterais abrem-se bem. O labelo tem formato de âncora e a coluna contém duas polínias. Florescem na primavera ou começo do verão. As flores secretam óleo, recolhido por abelhas rediviva, da família Melittidae, que nesta atividade polinizam as flores ao levarem as polínias em suas pernas.

O gênero Evota havia sido criado para as espécies de Ceratandra cujas flores ressupinam, mas análises moleculares recentes aparentemente não justificam sua separação.

license
cc-by-sa-3.0
copyright
Autores e editores de Wikipedia
original
visit source
partner site
wikipedia PT
ID
d97769cfb81aee683db4c479445898c2