dcsimg

Brief Summary

    Pterocladia: Brief Summary ( Portuguese )
    provided by wikipedia PT

    Pterocladia é um género de algas vermelho (Rhodophyta) que agrupa um conjunto de espécies de macroalgas marinhas filamentosas, cartilaginoso-texturada, de coloração avermelhada ou acastanhada, com talos achatados com 8–40 cm de comprimento. Várias espécies deste género apresentam considerável interesse económico como fonte de agar, estando entre as melhores agarófitas conhecidas.

Comprehensive Description

    Pterocladia ( Portuguese )
    provided by wikipedia PT


    Pterocladia é um género de algas vermelho (Rhodophyta) que agrupa um conjunto de espécies de macroalgas marinhas filamentosas, cartilaginoso-texturada, de coloração avermelhada ou acastanhada, com talos achatados com 8–40 cm de comprimento. Várias espécies deste género apresentam considerável interesse económico como fonte de agar, estando entre as melhores agarófitas conhecidas.[1]

    Descrição

    Os talos são distintamente achatados com uma espessa nervura longitudinal central e ramificações em geral com um ou dois ramos laterais cada, mais finos em direcção à base. No geral, Pterocladia lucida aparece como pequenos aglomerados ou grupos de filamentos rosa-acastanhados.

    Há uma grande quantidade de variação entre indivíduos na aparência dos talos, em grande parte devido à variação do grau de ramificação e a largura dos eixos, de tal forma que em vários momentos foram descritos um número de variedades. Pterocladia é comum em águas rasas até 20 metros de profundidade e pode resistir a água mais áspero do que muitos de seus concorrentes, tornando-se especialmente abundante em áreas expostas.

    Notas